A Definição

Um outro recurso expositivo muito mais útil é a definição. Várias vezes, quando estamos escrevendo um texto, corremos a ela para deixar claro para nosso leitor sobre o que, exatamente, estamos falando. Engana-se quem pensa que a definição é utilizada apenas para a apresentação de termos técnicos. Um autor pode, por exemplo, sentir a necessidade de garantir que o seu leitor compreenda em que sentido um determinado termo ou expressão está sendo por ele utilizado, apesar de esse termo ou expressão ser conhecido. Observe o próximo texto:

“A globalização está criando um novo topo de pobre. Diferentemente dos pobres que tinham renda baixa, viviam pacifica e decentemente, em bairros humildes ou no meio de bairros ricos, com esperança de que seus filhos dariam um salto social, surgem agora pobres que vivem em guetos, no meio da violência, sem emprego, com receitas ocasionais, muitas vezes derivadas do tráfico de drogas, obrigados a ver seus filhos e filhas jogados à prostituição. A pobreza de antes decorria da falta de modernidade: a nova é causada pela modernidade.”

BUARQUE, Cristovam. Admirável mundo atual. São Paulo: Geração Editorial, 2001.
Todos nós conhecemos o sentido dos termos “pobre” e “excluído”. Cristovam Buarque, porém, pretende nos demonstrar que esses termos assumem uma significação nova em um mundo globalizado. Para tanto, recorre à definição e nos informa sobre o significado de “pobre excluído” como se estivesse preparando um verbete de dicionário.

Um comentário:

  1. eu tô estudando esse conteúdo no meu livro de português, e o mesmo conteúdo que tem lá está igualzinho aqui . como assim ? :X

    ResponderExcluir